Em 2003, aos 12 anos, aconteceram minhas primeiras aventuras com desenvolvimento web, utilizando o finado Microsoft Front Page e o sobrevivente Adobe Dreamweaver. Anos depois, passei para o PHP, no intuito de colocar no ar um blog em Wordpress. Apesar de ter decidido estudar Relações Públicas na graduação, minha carreira foi fundamentada em trabalhar para startups, no desenvolvimento de produtos digitais.

O fato é que nunca desenvolvi, a fundo, as habilidades em programação. Aprendi apenas o básico do básico, sempre com o intuito de resolver algum problema pontual e específico, como colocar um blog no ar ou modificar o layout de uma newsletter.

Hoje trabalho em uma escola de programação chamada Rocketseat. Convivo, diariamente, com programadores brilhantes em nosso time, além de estudantes que são talentos promissores do desenvolvimento web. É inspirador ver o desenvolvimento dos alunos e a dedicação da equipe em dar vida a projetos inovadores.

Observando tudo isso, decidi começar um projeto pessoal para acelerar o desenvolvimento das minhas habilidades em programação: vou lançar um site por dia, pelos próximos 90 dias.

Essa loucura foi inspirada pela empreendedora Jen Dewalt, que montou 180 sites durante 180 dias, e relatou toda a experiência aqui:

How I Built 180 Websites in 180 days and became a YC Fellowship Founder
I’m a technical founder of a startup in Y Combinator Fellowship W16. Three years ago I didn’t know how to code at all. This is the story of how I got here and what I’ve learned along the way.

Eu queria fazer 180 dias também, mas eu me conheço; provavelmente desistiria. Talvez eu não chegue aos 90, mas se chegar a uns 45 já é melhor que nenhum, rs.

O que eu ganho com isso?

Uma ótima forma de desenvolver uma habilidade é através do resultado da seguinte equação: prática consistente + feedbacks constantes.

A promessa de desenvolver 90 sites durante os próximos 90 dias me fará estudar diariamente (prática consistente). Além disso, eu enviarei os sites que criei para o máximo de pessoas, no intuito de receber críticas e descobrir em qual o próximo nível devo chegar (feedbacks constantes).

Em resumo, quero me reconectar com o adolescente que adorava fazer sites e subi-los no (também) finado kit.net.

E onde acho esses sites?

Criei uma página especial para reunir todos os sites que criarei. Esta própria página já é a minha primeira criação!

Criando 90 sites em 90 dias | Dorly Neto
Eu sei apenas o básico do básico em programação. Decidi criar 90 sites diferentes pelos próximos 90 dias, no intuito de acelerar meu aprendizado. Vamos ver onde isso vai dar.

Algumas regras que seguirei na hora de criar:

  • Todos os sites precisarão estar minimamente funcionais.
  • Cada site terá o seu código compartilhado no meu Github.
  • Eventualmente farei postagens aqui no blog para contar como está sendo minha evolução.

Espero que minha aventura também inspire você a começar algum desafio. Lembrando: prática consistente + feedbacks constantes = aprendizado acelerado!