No dia 10 de agosto decidi que iria construir um site por dia durante 90 dias. Em outro post eu contei o porquê:

Montarei um site por dia pelos próximos 90 dias | Dorly Neto
Eu sei apenas o básico do básico de programação. Decidi criar 90 sites diferentes pelos próximos 90 dias, no intuito de acelerar o meu aprendizado. Vamos ver onde isso vai dar.

Logo de cara me vieram duas dúvidas: onde vou publicar os sites? Será se preciso pagar um serviço de hospedagem? A resposta para a segunda pergunta é não!

Os queridos Mayk Brito e João Pedro Schmitz, meu colegas de trabalho na Rocketseat, me indicaram três ótimas soluções de onde publicar meus sites sem custo inicial e de uma forma (relativamente) simples. Saca só:

A solução que escolhi: Netlify

Netlify: All-in-one platform for automating modern web projects
Deploy modern static websites with Netlify. Get CDN, Continuous deployment, 1-click HTTPS, and all the services you need. Get started for free.

O Netlify é excelente para publicar os seus sites a partir de uma Git que você tenha criado. No plano gratuito o deploy pode ser feito de forma automática a partir de cada atualização feita em um repositório do Github.

Se você não tem ideia do que é uma Git e nem sabe como subir um repositório no Github (como eu também não sabia), assista essa aula brilhante do Maykão:

Além disso, você pode apontar um domínio próprio para seu site, com direito a certificado SSL/TLS. Foi a solução perfeita para o meu projeto, e também pode ser para o seu.

Outra ótima alternativa: Vercel

Develop. Preview. Ship. For the best frontend teams – Vercel
Deploy web projects with the best frontend developer experience and highest end-user performance.

Ele possui no plano gratuito, basicamente, as mesmas features do Netlify. Eu poderia escolhê-lo também. Fica aqui o registro caso você deseje uma segunda opção.

Mais outra ótima alternativa: Github Pages

GitHub Pages
Websites for you and your projects, hosted directly from your GitHub repository. Just edit, push, and your changes are live.

Caso você queira manter tudo apenas no Github, eles oferecem a possibilidade de você lançar um site, gratuitamente, pelo Github Pages. Tal qual os outros dois citados acima, ele te permite fazer o deploy de um repositório em um site.


No final das contas, o importante é você dar vida a seus projetos, independente da plataforma que escolha para isso. Ofereço aqui três opções para você começar, agora. Está esperando o que?